segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Relato (Parte 6) - Cerimônia / Festa / Buffet no Zéfiro Eventos



O Zéfiro foi o último local que visitamos na nossa época de pesquisas. Estávamos em busca de um local com uma vista bacana, por conta das fotos, que fosse acessível no preço e não necessitasse de um decoração milionária, que comportasse poucas pessoas já que a nossa festa não era para muitos convidados e que se tivesse mobília inclusa já seria um ponto a favor. Encontramos tudo que queríamos no Zéfiro.

Desde a etapa de contratação, degustação do buffet até o dia do casamento, nós sempre fomos bem atendidos pelo Arnaldo e pela Bia. Sempre que podíamos, dávamos uma passadinha lá nos dias de festa para vermos as ideias de decoração e sonhar com o nosso dia.

No pacote que fechamos do Zéfiro estava incluso o aluguel do salão, o buffet e a mobília. Achamos o custo benefício ótimo e não hesitamos em fechar lá.
A nossa festa foi para 150 convidados pagantes e crianças até 10 anos não contabilizavam para o buffet. Convidamos 220 pessoas pagantes.





Havíamos feito o site e colocado um ícone de confirmação de presença. O RSVP passivo não funcionou muito bem, pois a maioria das pessoas não confirmavam por lá. Não sei se as pessoas esquecem ou se acham que isso não fará diferença ou se realmente não estão nem aí, só sei que as pessoas não costumam confirmar. São raros os que entendem a importância disso.
Devido a isto resolvemos fazer o RSVP ativo, pois a data do casamento ia se aproximando e a gente não sabia se poderia chamar mais alguns convidados ou não. Como eu não tinha dinheiro pra isso e não tava com saco de colocar alguém responsável por tal, eu mesma fiz o RSVP ativo, juntamente com meus familiares e noivo, e nós mesmos perguntávamos se a pessoa iria ou não. E caso sim, que confirmasse a presença no site. Deu certo pra maioria dos convidados, mas ainda assim tinha gente enrolada que não dizia se ia ou se não ia. 
Após o RSVP ativo, 160 convidados pagantes foram confirmados. Só que a gente sabe que desses confirmados, sempre tem aqueles que faltam e no dia foram 128 convidados pagantes, fora as crianças até 10 anos que não contabilizavam.

A única coisa que me 'arrependo', que na verdade não é nem arrependimento, mas se eu pudesse teria evitado isso: eu teria feito a festa para 130 pessoas. Quando fizemos a lista de casamento, tinha muito gente de fora do Rio e conversando na época com eles, muitos me diziam que viriam sim, que já estariam se programando e tal. Mas a maioria dessas pessoas não vieram e me avisaram aos 45 do segundo tempo (pois até então elas viriam e me confirmavam isso) e isso quebrou legal a gente. Não que abalou a festa ou abalou a gente, até porque no dia eu não tava me importando com quantidade de pessoas ou com quem deixou de ir, mas se eu pudesse economizar essa grana investida nessas 22 pessoas a mais, eu economizaria.

Alguns convidados que estavam confirmados e não foram, deram satisfação dos seus motivos. Enquanto outros eu não faço ideia do que houve e não me procuraram depois. Já haviam me falado sobre isso, que isso era normal acontecer.

Sobre  localização do Zéfiro: a vista é linda! Dali vemos quase que de frente o Pão de Açúcar. Pra chegar o local não é de tão fácil acesso, mas também nem tão complicado assim. O Zéfiro fica na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, numa área militar. Rola uma filinha básica pra entrar lá, pois a estradinha é estreita e só passa um carro por vez. Então fica um sinal na entrada da Fortaleza e tem que ficar ali aguardando ser liberada a sua vez de entrar.
Fiquei bastante preocupada com isso, pois ali próximo tem uma praia e se o casamento fosse num dia de sol infernal, aquilo ali viraria um caos de carro, uma confusão só. Mas no meu dia não teve nada disso, o sol apareceu meio tímido e tava com previsão de chuva para a hora da cerimônia, então não peguei esse trânsito e nem os convidados.



A cerimônia estava marcada no convite para 17h, mas eu chegaria um pouco antes de 18h, pra começar às 18h em ponto. Coloquei com essa hora toda de antecedência, pois não queria atrasar por conta de falta de convidados suficientes para eu entrar ou atrasar a cerimônia por conta de atraso de padrinhos, por exemplo. Fui bem categórica com eles informando que os únicos que eu esperaria pra casar seria o noivo ou o pastor, pois sem eles não teria casamento :) Mas nem tudo ocorre como a gente quer. Já conto o que houve.

A ideia era fazer a cerimônia embaixo da amendoeira com a vista do Pão de Açúcar (essa vista da foto das madrinhas), mas como a previsão era de chuva pro horário da cerimônia, a cerimonialista conversou comigo na semana e já me deixou preparada para caso tivéssemos que transferir a cerimônia para dentro. Isso deveria ser decidido durante a montagem da decoração, pois não tinha condições de montar tudo do lado de fora e quando começasse a chover, correr com tudo pra dentro.

Eu estava me arrumando no hotel Mercure Orizonte e de lá eu vi que o tempo não estava fechado, mas o sol não estava a pino. Eu ouvia o barulho que o vento fazia no meu quarto e imaginei o quanto estaria ventando no Zéfiro, pois ele fica na entrada da Baía de Guanabara, de frente pro mar. A cerimonialista me ligou e me informou que lá o vento estava forte demais, a ponto de atrapalhar até o trabalho deles que estava sendo do lado de fora do salão. Ela não queria tomar a decisão sozinha de mudar tudo pra dentro, conversou comigo e não tinha muito o que fazer, conversei com Adriano e a decisão foi conjunta: cerimônia dentro do Zéfiro.



Me arrumei no horário, fiquei pronta no tempo certo, tirei todas as fotos no hotel e as 17h15 saí do hotel e fui para o Zéfiro. Devido ao mau tempo, não peguei trânsito no caminho pra lá, pois não tinha ninguém na prainha que deixa tudo caótico. Chegando no local (cheguei 17h45), meu pai estacionou o carro (ele que foi dirigindo o nosso carro) longe da entrada e visão dos convidados e foi ver qual era da situação. Aí a cerimonialista veio falar comigo e ela foi bem sincera sobre o que estava acontecendo. A maioria dos convidados já encontrava-se presente, todos os padrinhos e madrinhas também, exceto o pastor :) Ela já havia ligado pra ele e ele havia dito que estava na Cantareira e estava um caos por lá, pois ele passou bem na hora do final da prova do Enem. Como o hotel era depois dessa muvuca, não peguei trânsito nenhum e cheguei super rápido, já ele não pegou todo o caos. Ele chegou às 18h30 e assim que ele chegou, começou a cerimônia.

Ele não é do meio casamenteiro não. Ele era pastor de uma igreja que eu frequentava, Adriano passou a frequentar também e gostava dele. Como ele nos conhecia, fiz o convite pra ele celebrar nossa cerimônia e ele topou. O único problema foi esse atraso, mas que no dia não me incomodou nenhum pouco. Fiquei numa boa quando soube do atraso.

Como Deus escreve certo por linhas certas, o fato de não ter feito a cerimônia lá fora foi o ideal, pois com o atraso do pastor, a cerimônia estaria começando mais tarde, a claridade estaria indo embora e não havia iluminação suficiente ali para uma cerimônia mais pro anoitecer do que entardecer. Logo, as fotos ficariam uma merda e a filmagem também ficaria prejudicada. Fora que estava ventando horrores, vento gelado. O povo ia ficar com um frio do cacete e a voz no microfone iria ficar dando aquele barulho quando bate o vento. Enfim, tudo conspirou para o melhor a ser feito: cerimônia dentro do salão.

Eu fiquei tranquila o dia inteiro até o momento que meu pai estacionou o carro em frente a entrada e eu ouvi a música de entrada dos padrinho e a de Adriano e eu vi que eu seria a próxima a entrar. Ali o riso nas fotos é de nervoso haha






A cerimônia ocorreu maravilhosamente bem. O pastor falou muito bem, Adriano arrasou nos votos dele (não chorei porque eu sou uma chorona, mas não quando tem uma plateia me olhando rs) e foi tudo bem descontraído e sucinto, como gostaríamos que fosse. Meu irmão e o avô de Adriano entraram com as alianças e o avô dele ficou emocionado. Tão emocionado que esqueceu de falar comigo, só falou com o neto e correu pra sentar na cadeirinha dele :)
Depois na festa, quando ele estava mais tranquilo, tinha que ver a felicidade do velhinho rs































A festa foi dez! Maravilhosa! O buffet do Zéfiro é show!
Lembro que na época dos preparativos do casamento ouvia de algumas pessoas que ouviam de outras falando a respeito do buffet do Zéfiro: diziam que não achavam lá essas coisas e ficavam achando defeitos nas coisas. Cara, só tenho uma coisa a dizer sobre essas coisas: tem gente que vai reclamar até de um simples pão com ovo! Tem gente que é enjoada por natureza.
Eu recomendo de olhos fechados o buffet deles. Sensacional! Super atenciosos, pedi a cerimonialista que pedisse a eles um garçom que ficasse na nossa cola e o cara ficou literalmente atrás da gente! Toda hora oferecia bebidas e comidas e posso dizer que comi e bebi no meu casamento sim!

Depois que abrimos a pista de dança, eu tava morrendo de fome mesmo! Subimos rapidinho porque eu preferi comer na salinha deles, fazer aquela boquinha esperta :) Cara, tudo farto!
Na hora a gente fica com fome, mas ansioso também pra curtir e mesmo com fome, um camarão sacia a fome haha, mas comemos o suficiente pra nos deixar bem e fomos curtir a festa.
Tudo muito farto, bem servido e toda hora serviam os convidados. Não teve um convidado reclamando pra mim sobre eles, pelo contrário, só foram elogios.



O Zéfiro colocou no nosso cardápio dois itens extras por cortesia da casa. E eles fizeram sucesso com os convidados: uns camarões empanados grandes e o ceviche. Só comi os camarões e estavam deliciosos!

O open bar foi do próprio Zéfiro. Achei que ficaria mais em conta fazer assim: eu contrataria dois funcionários deles pra fazer as bebidas e eles davam os copos e gelo. Comprei por fora as bebidas, os canudos, as frutas e os itens pra bebida sem álcool. Saiu tudo! Só ficaram umas poucas garrafas de vodka. Eu não bebo, nem o marido, mas a galera que bebe gostou do serviço de open bar.
O open só deu certo desta maneira e ficou mais em conta, pois a cerimonialista se encarregou de deixar um funcionário pra comprar frutas frescas na madrugada do dia do casamento. Se não fosse assim, não teria feito desta maneira e fechado com algum serviço próprio. Como conversei com ela, a gente fez as contas e ela sugeriu fazer assim, combinamos tudo com o Zéfiro e deu super certo.






Pra quem gostou do Zéfiro ou se interessa em casar lá, eu recomendo!
Gostamos tanto que estamos analisando a possibilidade de voltarmos lá e fazer uma 'festinha' com os amigos :)

Um comentário:

  1. Ameeeeei, adoro seus Posts! Me deixa muito entusiasmada! Vou me casar no dia 10 de outubro(2015) Espero que dê tudo certo!!!!

    ResponderExcluir